Como receber críticas!

24-03-2011 21:49

Domingo passado refletimos sobre um assunto muito importante: Como fazer críticas. Mas não menos importante está o fato de como receber críticas. Se é preciso certo preparo e fazer considerações para dirigir uma crítica a alguém, não menos verdade é que carecemos do mesmo preparo, ou até maior, para receber as críticas. Não é fácil recebê-las. Só pessoas maduras emocional e espiritualmente estão preparadas para receber críticas sem que estas as perturbem.

    Eis alguns passos para você desenvolver sua capacidade de receber críticas:
    1. Ore – Peça ao Senhor que o ajude a aceitar o que está ouvindo e a não agredir verbalmente, caso não goste do que está sendo dito, ou, mesmo, reconheça que a pessoa que está lhe dirigindo a crítica não tem condições morais e espirituais de o fazer.
    2. Não fique na defensiva – É o caminho mais comum e o mais fácil. É uma reação natural e compreensiva. Mas, ficar na defensiva pode tirar-lhe a oportunidade de ver o ângulo do criticador e você não consegue visualizar os erros e corrigi-los.
    3. Deixe o outro completar seu pensamento – Quantas vezes a pessoa começa a falar e nós interferimos impedindo-a de continuar, procurando dar explicações. Aprenda a deixar o outro completar seu pensamento; isto, além de dar-lhe tempo para organizar as idéias, também faz parte da boa educação.
    4. Peça evidências sobre em que se baseia a crítica   –       É       um       direito      do      criticado procurar saber se as bases em que estão sendo erguidas as críticas são válidas. Muitas vezes, somos criticados baseados em boatos. Procure primeiro saber as fontes. Se elas são falsas, aproveite a ocasião para chamar a atenção do criticador, pela inadequação da crítica. Se for verdadeira, peça a Deus um coração dócil e compreensivo e mente aberta para receber tal crítica.
    5. Questione-se – Pergunte ao Senhor qual a lição que ele quer lhe mostrar permitindo tal crítica. Possivelmente, Deus deseja uma mudança de atitudes, que só pode acontecer depois de ouvir uma crítica. Aproveite a oportunidade para crescer.
    6. Verifique se o crítico está expressando suas próprias necessidades por meio da crítica a você – Muitas vezes, a pessoa apenas quer chegar perto de você para solicitar ajuda, e a única forma de conseguir é por meio de uma crítica. Seja sensível a este fato. Peça ajuda divina para perceber isto e atingir as necessidades da pessoa carente. Descubra seus motivos reais. Isto é muito importante. Mas, cuidado para não generalizar, achando que todos que vêm criticar você estão com problemas, isto pode ser um mecanismo de defesa seu. Tenha consciência de que não está se defendendo e que deseja realmente ajudar o outro. 
    7. Verifique qual é o verdadeiro problema – A crítica está expressando o problema central ou apenas o considera superficialmente? Quem recebe a crítica precisa observar isto para não se sentir injustiçado.
    8. Decida cuidadosamente como responder – Em Provérbios 19:2, lemos: “Não é bom agir sem refletir; e o que apressa com seus pés erra o caminho”. Ao responder uma crítica, decida a forma como fazê-lo. Uma palavra mal colocada poderá trazer grandes prejuízos, e para consertar fica tão difícil e, às vezes, quase irrecuperável.
    9. Fale sobre o que aconteceu – Primeiro, converse com Deus sobre o que aconteceu. Depois, peça ajuda a alguém de confiança para aclarar certos pontos. Uma pessoa não envolvida emocionalmente no problema conseguirá ver pontos obscuros até então desconhecidos.

Pr. Josué de S. Moraes