Histórico em Naviraí 

A Igreja Batista Memorial em Naviraí – MS, nasceu de um grupo de irmãos membros da Primeira Igreja Batista em Itaquiraí, os quais anteriormente haviam sido membros da PIB de Naviraí, agora tinham como seu obreiro, o Pr. Emílio Carlos Pelle. Este grupo de irmãos reuniu-se e o seu primeiro culto coletivo foi realizado no dia 12 de outubro de 1995, na residência do Pr. Altanir Alves de Freitas, e, nesta mesma data, o mesmo foi eleito presidente da nova diretoria da nova Missão que surgia.

Em seguida, a Missão passou a reunir-se inicialmente sempre na residência de um dos irmãos da diretoria. Logo depois, foi alugado um salão na Rua Vidal de Negreiros, 415, como templo provisório, onde a Missão reuniu-se até o dia em que houve a inauguração do templo definitivo, na Rua Dinamarca, 69. Foram grandes os desafios, mas, o Senhor da Igreja sustentou e proveu suprindo as necessidades do seu povo.

Foi adquirido o terreno para a construção do templo definitivo da igreja, e iniciou-se a campanha para construção do templo, o qual foi construído num período de cinco meses, sendo inaugurado no dia 02 de novembro de 1996.

A partir da inauguração do templo, já começaram os preparativos para a organização da Missão em Igreja, sendo oficialmente organizada em 29 de março de 1997.

Nesse tempo o Secretário Geral da ASSIBAS da época, o Pr. Mário Antônio da Silva, foi seu Pastor Interino.

Como a data de organização da congregação foi no dia 15 de outubro, foi resolvido colocar o nome de Memorial à nossa igreja quando da organização oficial.

Após a Organização da Igreja, assumiu o pastorado em 13 de setembro de 1997, o Pr. Adelson Luiz de Oliveira como seu primeiro pastor. Nessa época adquirimos um terreno ao lado do templo.

Em janeiro de 1999, o Pr. Adelson entendeu ser a vontade de Deus e deixou o ministério da igreja. Em 1º maio de 1999, o seminarista Paulo José da Silva, veio nos ajudar nos finais-de-semana. Tendo concluído o curso teológico e sido consagrado ao ministério, assumiu o pastorado da igreja no início de 2000, onde aqui se casou com a irmã Fernanda Góis Messias em agosto de 2002, permanecendo no pastorado até o dia 30 de setembro de 2004.

Ficamos sem pastor até o dia 24 de março de 2005, com a chegada do Pr. Gustavo Hidalgo Roca vindo da igreja Batista Ebenézer em Palmas-TO, bem como de sua esposa Ir. Eloísa Vagner Valério Roca e suas filhas gêmeas. Dois dias após sua chegada na cidade, nasceu a sua filha mais nova. O culto da posse ocorreu no dia 09 de abril de 2005. Aqui permaneceu até o dia 04 de outubro de 2006. Ao final do ano em referência, começamos a construir o nosso prédio de Educação Religiosa no terreno adquirido ao lado do nosso templo.

No dia 05 de maio de 2007 tomou posse ao pastorado da igreja, o Pr. Waldemir Juerke Saab, sendo seu primeiro pastorado, e houve uma grande ênfase na continuidade da construção do prédio de Educação Religiosa, ficando até o mês de novembro de 2009.

Novamente ficamos em pastor, até que em 07 de abril de 2010, o Pr. Josué de Souza Moraes, tomou posse ao pastorado de nossa igreja e permanece até hoje.

Nesse período de existência, recepcionamos o Congresso da JUBAMS-Sul em 99, com a presença de mais de 600 jovens inscritos, vindos de muitas igrejas de todo o Estado. Recepcionamos também, nos dias 25 a 27 de março de 2005 a 42ª Assembléia da ASSIBAS-MS.

Sempre temos participado das campanhas missionárias e do Plano cooperativo e em julho passado a igreja aprovou aderir a campanha do Real Missionário.

Não vemos esses dados, apenas como fatores da história da nossa igreja, mas enxergamos claramente a mão de Deus, conduzindo esta obra e direcionando-a com toda a certeza.